Linhas de Investigação
Tomando em consideração as características da Universidade Eduardo Mondlane, são definidas sete linhas de investigação que procuram valorizar a situação actual da UEM, promover a interdisciplinaridade, incentivar a ligação entre a investigação e os programas de pós-graduação, e contribuir para o desenvolvimento social. As linhas de investigação são apresentadas na sua generalidade e estão indicadas no Anexo 1 com os respectivos potenciais programas de investigação, os quais podem ser melhorados e ajustados de acordo com a avaliação dos especialistas de cada linha. Dada a dimensão transversal de certas áreas temáticas tais como género, conhecimento local, biotecnologia, tecnologias de comunicação e informação, estas fazem parte de qualquer uma das sete linhas de investigação.
__________________________________________________________________________________
Linha 1. Saúde
A investigação em saúde está orientada para atender os desafios concretos da saúde da população (humana e animal) no país e inclui aspectos de medicina convencional e medicina alternativa e complementar, promoção de saúde, aspectos sócio-culturais e bem-estar.
Linha 2. Recursos Naturais e Ambiente
Esta linha de investigação tem como enfoque a caracterização, distribuição e desenvolvimento de sistemas de gestão integrada dos recursos naturais.
Linha 3. Engenharia e Inovação Tecnológica
Esta linha focaliza assuntos ligados a inovações tecnológicas em processos industriais o que inclui as fontes de energia, layout, sistemas de transporte, automatização, manuseio de materiais e tecnologias de informação e comunicação.
Linha 4. Produção Agrícola, Animal e Florestal
O enfoque desta linha de investigação é a melhoria dos sistemas de produção agrícola e animal orientada a pequenos, médios e grandes produtores, cobrindo toda a cadeia de valor e sistemas de mercados agícolas para uma produção sustentada e integrada.
Linha 5. Governação, Economia e Direitos Humanos
O enfoque desta linha é a análise de políticas, de questões relativas a direitos e deveres dos cidadãos, questões de ética, assim como a promoção da sustentabilidade económica, competitividade empresarial, empreendedorismo e relações de trabalho.
Linha 6. Território, População e Desenvolvimento
Esta linha de investigação trata das componentes da dinâmica demográfica, distribuição e redistribuição da população, formas de ocupação no espaço, assim como as relações sócio-económicas, políticas e com a natureza, desenvolvimento compatível com o clima, e desenvolvimento sustentável integrativo no contexto nacional e regional.
Linha 7. Cultura, Sociedade e Educação
Esta linha de investigação tem como enfoque o conhecimento da sociedade, as práticas da vida quotidiana, a comunicação e a educação. Dedica-se aos estudos comportamentais e de línguas, aos
espaços de interacção cultural e dinâmica de identidades.